We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

E o que é a cascata sen​ã​o uma onda infinita?

by Fernando Mota

supported by
/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

  • Book/Magazine + Digital Album

    Livro CD

    Instrumentária Poética é um livro-cd com dois lados. Um deles junta Fernando Mota, Mário Melo Costa e Vasco Gato numa criação conjunta inédita envolvendo uma composição musical, uma colecção de fotografias e um poema. O outro documenta a mais recente fase de criação de Fernando Mota, utilizando instrumentos e objectos sonoros criados a partir de elementos naturais, como troncos, rochas ou água. Contém os textos integrais de Passagem Secreta e de 7 Poemas para um Mundo Novo. Na composição E o que é a cascata senão uma onda infinita? todos os sons utilizados são gerados a partir dos materiais encontados durante uma residência artística num espaço natural.

    Includes unlimited streaming of E o que é a cascata senão uma onda infinita? via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    ships out within 3 days
    Purchasable with gift card

      €20 EUR or more 

     

1.
2.
Árvore 04:06
3.
4.
Areia 03:13
5.
Pedrinhas 01:28
6.
7.
Rochas 03:39
8.
9.
Cascata 06:24

about

E O QUE É A CASCATA SENÃO UMA ONDA INFINITA?
Sursum Corda #1

Estas peças musicais foram misturadas com a técnica binaural. Propomos que sejam ouvidas com auscultadores, idealmente de boa qualidade. Sugerimos também que o façam num sítio e num estado tranquilo.


E O QUE É A CASCATA SENÃO UMA ONDA INFINITA? é um conjunto de nove peças musicais em que pela primeira vez utilizei o método de composição a que chamei Sursum Corda (1). Neste método todos os instrumentos, objectos sonoros e sons utilizados são criados e captados num espaço natural durante uma residência artística, sendo posteriormente editados e montados em estúdio.

Durante esta primeira residência, estive uma semana na Barroca, uma das Aldeias do Xisto no Concelho do Fundão, onde trabalhei nas margens do rio Zêzere desenvolvendo diversos temas em instrumentos musicais criados a partir de restos de árvores mortas, manipulando diversos materiais naturais como pedras, areia e troncos e gravando vários sons da natureza, sobretudo as diversas manifestações do rio: a cascata, o fluxo da água nas rochas e o sons debaixo de água, usando hidrofones. Criei também vários litofones a partir de placas de xisto, ruínas de um telhado. Grande parte do trabalho de composição foi realizado no local, todos os sons e elementos musicais foram lá gerados e captados, sendo remetido para estúdio a tarefa de selecção, edição e recontextualização dos eventos sonoros.

Neste método de criação procuro chegar não a uma representação realista do lugar mas sim a um mundo sonoro oculto nas matérias. Uma outra dimensão vibracional que já lá está à espera de ser encontrada e lida. Sursum Corda é fortemente influenciado pela teoria pitagórica da Harmonia das Esferas bem como pela expressão Nada Brahma, dos Vedas indianos. Esta expressão, em sânscrito védico, poderá ser traduzida por "o Mundo é Som" ou "Som é Deus". Nada = vibração, som. Brahma = o Todo, a Unidade, o Universo. Na génese de tudo no Unvierso há uma vibração e portanto há som. Oculto ou desvelado, o som já lá está. Neste método procuro desenhar formas de o ler e de o transformar em música.

(1) Sursum Corda (latim): "Corações ao alto", "Elevem os vossos corações". É o diálogo de abertura do Prefácio da Oração Eucarística ou Anáfora nas liturgias da Igreja Cristã, que remonta pelo menos ao terceiro século e à Anáfora da Tradição Apostólica. O diálogo é registrado nas primeiras liturgias da Igreja Cristã e é encontrado em todos os ritos antigos.

credits

released February 4, 2022

composto, gravado e misturado por Fernando Mota
imagens de Mário Melo Costa

license

all rights reserved

tags

about

Instrumentária Poética Lisbon, Portugal

Fernando Mota
Compositor, Artista Sonoro e Performer. No seu percurso artístico tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia.

Composer, Sound Artist and Performer. Has developed a multidisciplinary language, joining music, theater, visual arts and poetry.
... more

contact / help

Contact Instrumentária Poética

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like E o que é a cascata senão uma onda infinita?, you may also like: